Neste ano, todos foram surpreendidos com a chegada de uma nova doença, a Covid-19. Desta forma, o mundo mudou, tomando para si rotinas e hábitos adaptados ao momento. Normas de convivência foram alteradas, com medidas preventivas como: o uso de máscaras, distanciamento social e até mesmo a adoção do home office em algumas profissões, como alternativa para evitar as aglomerações. Entretanto, qual a melhor forma de cuidar da saúde e prevenir doenças durante a pandemia?
Neste cenário, uma preocupação clara e eminente esteve presente durante todo esse tempo. Porém, é importante se atentar também com a saúde no geral. Hábitos saudáveis, com uma boa alimentação e exercícios físicos frequentes, podem e devem ser mantidos. Afinal, são formas de se evitar doenças durante a pandemia.
Corpo saudável
É importante estar atento aos cuidados orientados pelos órgãos de saúde quanto à Covid-19, mas também alinhados com outros pontos importantes para manter nosso corpo saudável. Assim, é possível evitar outras doenças durante a pandemia como: hipertensão, diabetes e até mesmo problemas vasculares, que podem ser agravados durante o isolamento social.
O ideal é manter uma rotina favorável à saúde, tirando pequenas pausas ao longo do dia. Para os que estão em home office, o sugerido é levantar-se de hora em hora para se alongar, caminhar e movimentar o seu corpo. Esta é a melhor maneira de melhorar e cuidar da sua circulação sanguínea.
Hábitos indicados
Alimentos como; verduras e legumes, ajudam a nutrir o corpo e fortalecer a imunidade. Mantenha-se hidratado, consumindo bastante água ao decorrer do seu dia. Exercícios físicos são indicados, seja uma caminhada, andar de bicicleta ou até mesmo aulas funcionais, disponibilizadas na internet. O objetivo é estar em movimento, e, assim, evitar outras doenças durante a pandemia.
Doenças que podem surgir durante a pandemia
Outros exemplos de doenças que podem surgir durante a epidemia, alavancadas pelo sedentarismo durante o isolamento social são: obesidade e até mesmo problemas vasculares, como a Trombose Venosa Profunda. Silenciosa, ela é causada pela formação de coágulos que bloqueiam a passagem sanguínea no interior das veias profundas.
Sendo assim, ocorre o risco desse coágulo se soltar e ir para o pulmão, causando complicações, como a embolia pulmonar. É preciso estar atento, de acordo com Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a cada 37 segundos, uma pessoa vai a óbito por causa da embolia pulmonar no Brasil.
Para o grupo de risco: grávidas, pessoas com histórico familiar de problema vascular e pessoas acima de 50 anos, os cuidados devem ser redobrados. Sempre em caso de dúvidas ou sintomas que atrapalhem a rotina, o ideal é procurar o auxílio de um médico e não se automedicar. O profissional da Medicina saberá te orientar da melhor forma e com todos os cuidados possíveis.