Horário de Atendimento
  • clockSegunda 08:45 – 11h / 13:30 – 19h
    Terça 13:30 – 19h
    Quarta 8:45 – 11h / 13:30 – 19h
    Quinta 13:30 – 19h
    Sexta 8:45 – 11h / 13:30 – 19h
Contato
  • telephone-1Telefone: (41) 3078-9779
Faça uma pergunta

Varizes

As varizes nada mais são que veias superficiais dilatadas que geralmente aparecem nas pernas. Embora sejam mais comuns em mulheres, os homens também podem apresentar varizes. Em alguns casos, o fator estético é o único fator que leva o paciente a procurar seu médico, mas em muitos outros as pessoas sentem um cansaço ou dores nas pernas.

O que são microvarizes?

Também são veias superficiais, porém de diâmetro menor. Não são tortuosas nem dilatadas, portanto, não fazem relevo na pele. Em geral os prejuízos são apenas estéticos.

Podem ser tratadas no próprio consultório através de escleroterapia ou com uma pequena cirurgia para retirada das microvarizes através de microincisões e anestesia local.

Quais as causas mais comuns das varizes nas pernas?

Entre as causas mais importantes está o fato de o ser humano permanecer em pé durante muito tempo de sua vida, pois no longo prazo, o aumento de pressão nas veias das pernas dificulta o retorno do sangue dos pés ao coração.

Outras causas do desenvolvimento das varizes são: Hereditariedade (passa de pais para filhos), gravidez, obesidade, sedentarismo, hormônios femininos (uso de anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal para a menopausa) ou ficar muito tempo em pé ou parado em razão do trabalho desenvolvido, como balconistas e professores por exemplo.

Por que as varizes são mais comuns nas pernas do que em outros lugares?

Quando o sangue sai do coração e chega até as pernas e pés, ele tem de voltar ao coração e aos pulmões para receber mais oxigênio e iniciar um novo ciclo. O sangue consegue voltar ao coração com a ajuda dos músculos da perna e através de mecanismos da própria veia.

Quando os músculos da panturrilha contraem, eles ajuda a bombear o sangue em direção ao coração. Por isso que a panturrilha é chamada de coração periférico.

Outro fator que ajuda é a própria anatomia da veia, pois ela possui válvulas em sei interior para impedir que o sangue desça em direção aos pés. Quando esses mecanismos não funcionam normalmente, a tendência é o sangue fazer uma maior pressão nas veias da perna, pois é onde a ação da gravidade faz uma maior pressão.

Salto alto pode causar varizes?

Não causam diretamente as varizes, mas são responsáveis por causar uma sensação de peso e cansaço nas pernas ao final do dia. Isso porque quando se usa o salto alto, a mulher ao caminhar não contrai os músculos da panturrilha e não ativa a bomba muscular para ajudar o sangue a voltar para o coração.

Seu uso diário e sem uma atividade física regular, faz aumentar consideravelmente a chance de desenvolver varizes precocemente.

É possível prevenir as varizes?

Sim. As varizes podem ser evitadas através de uma vida saudável e ativa. Pratique exercícios regularmente e evite ficar muito tempo em pé ou sentado durante o dia.

O uso de meias elásticas ajuda muito na prevenção e no alívio dos sintomas para quem já tem varizes, mas existem muitos tipos e com pressões diferentes, por isso devem ser orientadas por um cirurgião vascular.

Existem também medicamentos que ajudam no tônus da veia e melhoram a circulação venosa, mas também existe uma infinidade de medicamentos e apenas alguns são eficazes, sendo necessário ser prescrito por um médico especialista.

As varizes voltam?

Não. As veias doentes são retiradas durante a cirurgia ou perdem sua função através dos outros tratamentos menos invasivos.

O fato de uma pessoa operar as varizes por mais de uma vez se explica pelo fato de que as veias que estavam normais na época da primeira cirurgia se tornam dilatadas e doentes com o tempo e com os fatores de risco já mencionados, necessitando de uma nova cirurgia.

Qual a relação de varizes e gravidez?

As gestações são um importante fator de risco para o desenvolvimento das varizes. Isso acontece principalmente por 2 motivos.

Um deles é pelo fato de o útero crescer de tamanho e comprimir a veia cava no interior do abdômen e dificultar a subida do sangue das pernas até o coração, causando um aumento da pressão do sangue nas veias da perna.

E o fator mais importante é o fator hormonal. Na gestação, os níveis de hormônios femininos estão muito altos e isso causa um enfraquecimento da parede da veia e formando as varizes gestacionais.

Quanto maior o número de gestações, maior a probabilidade de desenvolver estas varizes.