Afinal, quais são os sintomas do Lipedema?
O lipedema é uma condição crônica e progressiva que está sendo cada vez mais falada. Mas quando saber se realmente você está sofrendo com esse problema? Existem outras condições que podem ser confundidas com os sintomas do lipedema e hoje vamos te explicar como identificar corretamente essa doença.
O que é lipedema?
O lipedema é uma doença crônica, progressiva e que se manifesta principalmente em mulheres. Ela se caracteriza pelo acúmulo anormal e simétrico do tecido adiposo, ou seja, gordura, em regiões do corpo como em pernas, quadris, coxas e, às vezes, braços.
Esse acúmulo não é proporcional com o nível de gordura corporal, se destacando visualmente nas regiões atingidas, além de causar dor e sensibilidade.
Quais são os principais sintomas de lipedema?
Se você se identifica com a descrição acima, pode estar sofrendo com esse problema.
Porém, o lipedema apresenta sintomas muito característicos, que precisam ser observados para que a doença não seja confundida com outras condições, como obesidade e celulite, embora possa coexistir com elas.
Confira alguns dos principais sintomas do lipedema:
- Acúmulo desproporcional: o acúmulo de gordura nas pernas e braços pode acontecer quando estamos acima do peso, mas no caso do lipedema essas costumam ser as regiões onde a gordura se acumula, em contraponto com barriga, costas e mãos e pernas sem um volume maior de tecido adiposo.
- Dificuldade em perder essa gordura localizada: além do tecido adiposo com acúmulo nessas regiões específicas, é comum que pacientes com lipedema relatem dificuldade em diminuir esse tecido, mesmo com dietas e prática de exercícios físicos.
- Sensibilidade ou dor na região: existe a reclamação de dor ou sensibilidade ao toque na região acometida. Alguns pacientes sentem inclusive esse incômodo com roupas justas ou ao ficar sentados durante muito tempo, quando as coxas e quadril ficam mais pressionados.
- Aumento da sensibilidade ao longo do dia: essa sensibilidade, dor e desconforto costuma aumentar ao longo do dia e não desaparecem mesmo quando o paciente fica em repouso.
- Surgimento de hematomas com facilidade: os pacientes também podem notar como sintomas do lipedema a facilidade de adquirir hematomas, mesmo com pequenos traumas.
Para que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos corretamente, é fundamental, ao identificar esses sintomas, buscar um médico especialista, um Angiologista ou Cirurgião Vascular.
Lipedema tem tratamento!
O lipedema piora o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes, mas pode sim ser tratado.
O tratamento é multifatorial, aliando alimentação, realização de atividades físicas de baixo impacto, drenagem linfática, medicamentos, mudança de hábitos e, dependendo do caso, a abordagem cirúrgica pode ser recomendada.
Para avaliar o seu caso e definir as melhores possibilidades para o seu tratamento, entre em contato para agendar uma consulta.
Sobre o IACVC
O Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular de Curitiba (IACVC) foi fundado há 34 anos pelo Dr. José Fernando Macedo, especialista em angiologia, cirurgia vascular e endovascular. Hoje, junto ao Dr. Rodrigo Macedo, também especialista em cirurgia vascular e endovascular, e à Dra. Gabrielle Macedo, nutricionista com especialização em nutrição clínica, o instituto oferece orientações e tratamentos para problemas e doenças vasculares, além de atendimento voltado ao bem-estar e alimentação.
Sobre o Instituto Lipedema CuritibaUm espaço acolhedor e preparado para cuidar da sua saúde com excelência e atenção. Atendemos com múltiplas especialidades, como nutricionistas, fisioterapautas e médicos especialistas, com uma equipe liderada pelo Dr. Rodrigo Macedo, cirurgião vascular e referência no tratamento do Lipedema. Venha conhecer o nosso Instituto e dê o primeiro passo para uma vida com menos dor e mais qualidade.