Médico lembra da importância de se atentar aos cuidados com nariz, boca e garganta
Além da higiene das mãos e do isolamento social, alguns cuidados adicionais com as vias áreas superiores podem ajudar a reduzir os riscos de infecções respiratórias. O alerta é do médico José Fernando Macedo, especialista em angiologia, cirurgia vascular e endovascular, diretor do Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular (IACVC) e presidente da Universidade Corporativa da Associação Médica do Paraná (UCAMP).
De acordo com Macedo, apesar do alvo das infecções respiratórias serem os pulmões, antes elas devem passar pelas vias aéreas superiores, nariz, boca e garganta. Ele conta que essa observação, excessivamente simples, foi feita por um dos grandes nomes da medicina mundial, o professor Albert Sabin, durante uma visita ao Hospital Osvaldo Cruz de Curitiba, nos anos 70, para médicos do corpo clínico e estudantes de Medicina. Ele disse: “Lavem as mãos. Sempre lavem as mãos. Mas não se esqueçam de lavar também o seu nariz, a boca e as cavidades superiores. Lembrem-se que os vírus respiratórios procuram o pulmão, mas, antes, passam pelo nariz e pela orofaringe”, lembrou Dr Macedo.
De acordo com a explicação do médico, a boca, o nariz e a garganta são preparadas pela evolução para reter microrganismos e proteger os pulmões. E, por isso, também merecem atenção especial. “Importante frisar, quando tomarem seus banhos, façam uma higiene importante do nariz e gargarejos com a água quente do chuveiro várias vezes. Confira essas e outras informações no vídeo gravado pelo Dr. Macedo: https://www.youtube.com/watch?v=vRInuPdjiV8