Problemas vasculares na terceira idade: fatores de risco e prevenção

 

Problemas vasculares na terceira idade: fatores de risco e prevenção

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), os problemas vasculares na terceira idade são mais comuns do que no restante da população. Além disso, 70% dos idosos com mais de 70 anos possuem varizes. Alguns fatores podem ser responsáveis por aumentar os riscos. Confira neste texto dicas de prevenção:

 

Sinais de problemas vasculares na terceira idade

Dor, inchaço e sensação de peso nas pernas à noite podem ser indícios de problemas vasculares na terceira idade. No caso de varizes, elas são causadas justamente pelo enfraquecimento da parede venosa. Portanto, quando não tratadas, elas podem se tornar doenças mais graves como, por exemplo, tromboses e úlceras de perna.

As varizes são mais comuns nos idosos devido a alguns fatores como perda progressiva de fibras no músculo. Além disso, é nessa fase que possuem diminuição da massa muscular. Doenças que podem agravar o caso também são mais comuns, como obesidade e sedentarismo. 

Mudança de hábitos 

Embora estejam incluídos no grupo de risco, algumas mudanças de hábitos podem prevenir os problemas vasculares na terceira idade. O principal cuidado está na prática regular de exercícios físicos e alongamentos para reforçar os vasos sanguíneos e coração. 

Dieta equilibrada

Uma dieta equilibrada está atrelada a melhora de vários aspectos da nossa saúde. Uma alimentação saudável também pode prevenir problemas vasculares na terceira idade. Sendo assim, o ideal é manter um peso adequado. É indicado também evitar ficar muito tempo parado na mesma posição, deixando a circulação sanguínea fluir adequadamente.  

Tratamento 

Apenas um médico especialista pode indicar o tratamento mais adequado. Entre em contato com o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular de Curitiba (IACVC) e agende uma consulta

Tenha acesso a mais dicas de prevenção e cuidados com a saúde. Nos siga também pelo Instagram e Facebook

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

×