Presente em quase 40% da população e ainda mais comum em mulheres, as varizes podem ser tratadas de forma menos invasiva em pacientes que possuem algum tipo de risco para realização do procedimento cirúrgico. É o caso de pessoas com hipertensão venosa, varizes calibrosas, úlceras de perna ou risco aumentado para o tratamento convencional (a cirurgia).
Conheça a técnica de espuma
A técnica de espuma tem o objetivo de impedir a passagem do sangue na veia que está doente. Desta forma, a espuma causa uma reação inflamatória no vaso, fazendo com que ele perca sua função. De acordo com os médicos do Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular de Curitiba (IACVC), Dr. José Fernando Macedo e Dr. Rodrigo Macedo, dessa forma, a veia que estava prejudicando a circulação sanguínea do paciente tem sua função interrompida.
Aplicação
No tratamento, o especialista aplica com a seringa um medicamento em forma de espuma. A aplicação é feita diretamente no vaso sanguíneo com o auxílio de um aparelho de ecografia vascular. A medicação pode ser aplicada no próprio consultório médico. Como resultado, a técnica de espuma permite uma recuperação mais rápida ao paciente.
Indicação
O tratamento pode ser feito em pacientes com varizes calibrosas, que estão sujeitas à complicações mais graves. A técnica de espuma pode ser realizada também em pacientes com úlceras abertas, varizes menores e em idosos. Após a injeção da espuma, algumas veias podem ficar sensíveis ao toque. Isso é normal e passa em aproximadamente 30 dias. Nesse sentido, pele escurecida na região tratada também é um efeito comum. Entretanto, essa mancha desaparece em um período que varia de um a três meses após o final do procedimento.
Melhor tratamento
Apenas um médico especialista pode indicar o tratamento mais adequado para cada paciente. Entre em contato com o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular de Curitiba (IACVC) e agende uma consulta. Tenha acesso a mais dicas de prevenção e cuidados com a saúde. Nos siga também pelo Instagram e Facebook.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), os problemas vasculares na terceira idade são mais comuns do que no restante da população. Além disso, 70% dos idosos com mais de 70 anos possuem varizes. Alguns fatores podem ser responsáveis por aumentar os riscos. Confira neste texto dicas de prevenção:
Sinais de problemas vasculares na terceira idade
Dor, inchaço e sensação de peso nas pernas à noite podem ser indícios de problemas vasculares na terceira idade. No caso de varizes, elas são causadas justamente pelo enfraquecimento da parede venosa. Portanto, quando não tratadas, elas podem se tornar doenças mais graves como, por exemplo, tromboses e úlceras de perna.
As varizes são mais comuns nos idosos devido a alguns fatores como perda progressiva de fibras no músculo. Além disso, é nessa fase que possuem diminuição da massa muscular. Doenças que podem agravar o caso também são mais comuns, como obesidade e sedentarismo.
Mudança de hábitos
Embora estejam incluídos no grupo de risco, algumas mudanças de hábitos podem prevenir os problemas vasculares na terceira idade. O principal cuidado está na prática regular de exercícios físicos e alongamentos para reforçar os vasos sanguíneos e coração.
Dieta equilibrada
Uma dieta equilibrada está atrelada a melhora de vários aspectos da nossa saúde. Uma alimentação saudável também pode prevenir problemas vasculares na terceira idade. Sendo assim, o ideal é manter um peso adequado. É indicado também evitar ficar muito tempo parado na mesma posição, deixando a circulação sanguínea fluir adequadamente.
Tratamento
Apenas um médico especialista pode indicar o tratamento mais adequado. Entre em contato com o Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular de Curitiba (IACVC) e agende uma consulta.
Tenha acesso a mais dicas de prevenção e cuidados com a saúde. Nos siga também pelo Instagram e Facebook.
Períodos que antecedem primavera e verão facilitam o tratamento e a recuperação, evitando manchas na pele e cicatrizes
Inchaço, sensação de peso nas pernas, dor e cansaço nas pernas ao final do dia podem ser sinais que indicam problemas com varizes e varicoses. Além de causar sérios riscos à saúde, o aspecto visual pode causar incômodo, principalmente no verão, quando as pernas ficam mais à mostra. Para melhor eficiência do tratamento, é essencial evitar a incidência do sol sob a pele, ou seja, períodos que antecedem primavera e verão são os mais indicados para procurar um médico angiologista e tratar o problema.
Entendendo
Durante o tratamento, a menor exposição das pernas aos raios solares evita as equimoses temporárias, que são as manchas roxas e as cicatrizes aparentes. Além disso, o período de recuperação se torna mais fácil também, trazendo resultados satisfatórios para a aparência das pernas no próximo verão.
O tratamento
Ocasionadas pelo enfraquecimento da parede venosa, as varizes e varicoses podem ser combatidas com diferentes tipos de tratamento. Mas, é preciso buscar, com auxílio de especialistas, o mais adequado para cada caso. Entre os mais indicados estão a cirurgia convencional, a radiofrequência, o laser e a escleroterapia com espuma.
Nos siga no Instagram e no Facebook para ficar por dentro de todas as melhores dicas de saúde.